Somos criaturas em eterno desenvolvimento moral e espiritual, diariamente somos convidados pela vida ao aprendizado e ao conhecimento, adquirindo assim experiências.
Quando nascemos ainda somos pequeninos demais na matéria para podermos discernir o certo e o errado, mas nossa bagagem espiritual é velha e com ela trazemos todos os nossos defeitos e nossas virtudes, por isso temos um pai e uma mãe a nos guiar os primeiros passos dessa jornada, aqui crianças vamos adquirindo novas experiências e desta forma moldando nossa trajetória, com o passar do tempo velhos vícios morais vão aparecendo assim como nossas virtudes também… É chegada a hora das cobranças de sermos responsáveis e de continuarmos a nossa trajetória, quantos de nós lá na infância fugimos às nossas responsabilidades como crianças traquinas que fomos, mas logo nossos pais nos colocaram no caminho novamente.
A vida vai passando, vamos crescendo e a cada passo que damos as responsabilidades são maiores e as cobranças sobre nosso comportamento também.
Temos muito a fazer, muitas responsabilidades a cumprir e desta vez não podemos fugir como fugíamos quando éramos crianças.
Hoje somos chamados ao amadurecimento e ao aprendizado para nos tornarmos melhores que ontem e corrigir defeitos vindos de outros tempos e não podemos nos negar a este pedido, pois sem o nosso aperfeiçoamento não podemos nos tornar melhores.
Ser responsável é adquirir o prazer pelo que fazemos em prol da nossa melhora e daqueles que estão conosco nesta mesma jornada.
Não há como fugir das responsabilidades da vida, temos que enfrentar com garra, coragem e muita determinação para não nos perdermos pelo caminho.
Lembremos que a vida é uma escola onde todos nós somos alunos e ser responsável é uma lição valiosíssima para podermos evoluir.