O orgulho nos faz sentir que estamos acima dos outros.
A humildade nos faz sentir que somos todos iguais, e que não há ninguém pior nem melhor.
O orgulho nos faz queremos estar sempre à frente dos outros, levando vantagem em tudo, e para isso não medimos consequências dos nossos atos.
A humildade nos faz querer que os outros sempre nos acompanhe na caminhada, em busca de um único objetivo que é o bem de todos.
O orgulho nos torna arrogantes e prepotentes socialmente, estamos em melhores condições do que os outros.
A humildade tenta esconder tudo aquilo que possa humilhar o próximo, e ao contrário, tenta elevá-lo de alguma forma o orgulho não permite que tenhamos empatia e nos colocamos no lugar do próximo ponto ao contrário faz com que ignoremos a dor do outro.
A humildade nos coloca no lugar daquele que sofre e nos torna solidários para que façamos ao próximo aquilo que gostaríamos que fizessem por nós.
A recompensa no final é que o orgulho sentira o peso da consciência, por ter deixado passar tantas oportunidades de praticar o bem e por perceber que o mundo que criou para si era mera ilusão a dor e o remorso serão seus companheiros enquanto isso, aquele que teve por Bandeira a humildade, só terá motivos para alegria e paz, pelo dever cumprido perante seus irmãos e por ter seguido o caminho da verdade e do amor.